Original
http://br.tecnologia.yahoo.com/article/24072008/5/noticias-tecnologia-bematech-5a-aquisi-fortalecer-area-software
Por Taís Fuoco
SÃO PAULO (Reuters) - A Bematech, companhia brasileira de automação comercial, anunciou nesta quinta-feira sua quinta aquisição em um ano--a terceira desde a abertura de capital, em abril de 2007.
O foco de todas elas é o mesmo: fortalecer o segmento de softwares da empresa de equipamentos de automação comercial para que ela possa levar o pacote completo ao varejo: os terminais eletrônicos com os respectivos programas e serviços.
Em todas as compras, a Bematech decidiu estabelecer o valor do negócio com base em um determinado desempenho futuro com o qual a empresa comprada se compromete.
Segundo afirmou em entrevista à Reuters Luciano Sfoggia, vice-presidente financeiro e de relações com investidores, a estratégia "é um estímulo ao desempenho satisfatório e uma forma de reter os talentos dessas empresas".
Segundo ele, até o momento, "o modelo tem se mostrado satisfatório". Apenas em uma dessas compras, até agora, a companhia comprada não atingiu o desempenho acertado em contrato: a transação com a Gemco, anunciada no final de 2006.
Por isso, a segunda parcela da aquisição dessa companhia, de 20 milhões de reais, não foi paga pela Bematech.
No caso da aquisição anunciada nesta quarta, a empresa de automação vai assumir a MisterChef Sistemas de Automação, segunda compra da Bematech na área de softwares para restaurantes e redes de fast food.
O valor será calculado utilizando um múltiplo de 5 vezes o Ebitda calculado sobre o período de 24 meses após a data de fechamento da operação, com pagamento em duas parcelas. A empresa adiantou um pagamento de 5 milhões de reais, que será descontado do valor final do negócio.
12 ACORDOS ASSINADOS
A fase de aquisições da Bematech, entretanto, está longe de terminar, segundo o vice-presidente.
De acordo com Sfoggia, "a estratégia é buscar novas aquisições em software para cobrir todas as verticais do varejo", que são em torno de 16 segmentos.
Ele informou que a Bematech tem 12 acordos de confidencialidade assinados "dentro e fora do Brasil" para avaliar novas aquisições.
O setor varejista "continua com bom desempenho, com crescimento consistente, o que favorece o nosso negócio", disse ele.
(Edição de Vanessa Stelzer)
Nenhum comentário:
Postar um comentário