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terça-feira, 16 de junho de 2009

Limite de conexões de entrada no Windows XP

fonte: Suporte microsoft

ID do artigo: 314882 - Última revisão: quinta-feira, 22 de março de 2007 - Revisão: 3.0
Limite de conexões de entrada no Windows XP
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Para obter uma versão deste artigo para o Microsoft Windows 2000, consulte 122920 (http://support.microsoft.com/kb/122920/PT-BR/ ) .

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SintomasEm um computador executando o Windows XP ou o Windows 2000, ao tentar se conecta...Em um computador executando o Windows XP ou o Windows 2000, ao tentar se conectar a outro computador com o Windows XP, talvez a seguinte mensagem seja exibida:
Não podem ser feitas mais conexões a este computador remoto no momento, porque já foi atingido o número máximo de conexões que o computador pode aceitar.
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CausaEsse comportamento ocorre se o computador atingir o número máximo de conexões de...Esse comportamento ocorre se o computador atingir o número máximo de conexões de entrada que podem ser hospedadas por ele.

Nesse caso, quando o cliente do Windows 2000 realizou uma conexão de sessão nula, o servidor com base no Windows XP contou essa conexão como uma sessão. Portanto, o computador retorna as mensagens de erro mencionadas na seção "Sintomas" mesmo se as conexões do computador forem inferiores ao limite da sessão.

Observação No Windows XP Professional, o número máximo de outros computadores permitidos para conexão simultânea sobre a rede é dez. Este limite inclui todos os protocolos de transporte e compartilhamento de recursos combinados. Para o Windows XP Home Edition, o número máximo de outros computadores com permissão para se conectar simultaneamente na rede é de cinco. Esse limite é o número de sessões simultâneas de outros computadores que o sistema pode hospedar. Ele não se aplica ao uso de ferramentas administrativas anexadas por um computador remoto.
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Mais InformaçõesQualquer sessão de arquivo, impressão, pipe nomeado ou slot de mensagem que não...Qualquer sessão de arquivo, impressão, pipe nomeado ou slot de mensagem que não tiver nenhuma atividade é automaticamente desconectada após o tempo de desconexão automática ter expirado; o padrão para o tempo de Desconexão automática é 15 minutos. Quando a sessão é desconectada, uma das dez conexões se torna disponível, de modo que outro usuário possa se conectar ao sistema do Windows XP. Portanto, a diminuição do tempo de Desconexão automática pode ajudar a reduzir alguns dos problemas enfrentados pelos usuários com o limite de dez ou de cinco conexões em um sistema que não é usado com freqüência ou que é usado como um servidor.

É possível configurar o tempo de Desconexão automática executando o seguinte comando por um prompt de comando:
net config server /autodisconnect:time_before_autodisconnect
Especifique o tempo em minutos.

Observação O serviço do Windows Server é ajustado automaticamente. Geralmente, os parâmetros de configuração do servidor são configurados automaticamente (calculados e definidos) sempre que o Windows XP é iniciado. Se o comando net config server for executado juntamente com as opções /autodisconnect, /servcomment ou /hidden, os valores atuais dos parâmetros de ajuste automático serão exibidos e gravados no Registro. Após a gravação desses parâmetros no Registro, não é possível ajustar o serviço Servidor usando a ferramenta Redes no Painel de controle. Se você alterar qualquer configuração do serviço Servidor, o Windows XP não poderá mais ajustar automaticamente o serviço Servidor para a nova configuração. Para evitar a perda do recurso de ajuste automática dos serviços do Server, faça a alteração usando o Editor do Registro em vez de uma linha de comando ou através do Painel de controle.
Toda unidade lógica, impressora lógica e conexões no nível de transporte combinadas em um único computador são consideradas como uma sessão. Por isso, essas conexões contam apenas como uma no limite de dez. Por exemplo, se um usuário estabelecer duas conexões de unidade lógica, dois soquetes do Windows e uma conexão de impressora lógica com um sistema do Windows XP, uma sessão será estabelecida. Como resultado, apenas uma conexão será usada de todas que podem ser feitas no sistema do Windows XP, apesar de três conexões lógicas terem sido estabelecidas.

A única maneira de o sistema A ter diversas sessões para outro sistema, o sistema Z, é se o sistema A estiver executando serviços que criaram conexões lógicas para o sistema B. Por exemplo, se um usuário estiver conectado ao sistema A, como convidado, e um serviço estiver em execução nesse sistema sob a conta user1, e tanto o usuário como o serviço (como user1) estabelecerem conexões para o sistema Z, duas sessões são estabelecidas. Cada sessão de logon que usa o serviço Servidor conta contra o limite de conexão.

Por implantação: o limite de conexão refere-se ao número de conexões com base no redirecionador e é forçado para qualquer sessão de arquivo, impressão, pipe nomeado ou slot de mensagem. O limite de conexão TCP não é forçado, mas pode ser limitado por contrato legal para não permitir mais de 10 clientes.

Para obter mais informações sobre limite de conexões de entrada no Windows Server 2000, clique no número abaixo para ler o artigo na Base de Dados de Conhecimento Microsoft (a página pode estar em inglês):
122920 (http://support.microsoft.com/kb/122920/ ) Limite de conexões de entrada no Windows
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A informação contida neste artigo aplica-se a:
Microsoft Windows XP Home Edition
Microsoft Windows XP Professional
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Palavras-chave: kbnetwork kbprb KB314882

domingo, 14 de junho de 2009

Dê boot a partir de um pendrive e carregue no bolso seus aplicativos

http://pcworld.uol.com.br/dicas/2009/06/12/de-boot-a-partir-de-um-pendrive-e-carregue-no-bolso-seus-aplicativos/


fonte: pcworld

Dê boot a partir de um pendrive e carregue no bolso seus aplicativos
Monica Campi, da PC World
12-06-2009
Ter um sistema operacional em um dispositivo USB pode ajudar na hora do aperto e garantir seus aplicativos em qualquer PC.

E-mail Imprima Comente Erros? del.icio.us Digg a a a [ + Dicas ]Mais recentesMais lidasDê boot a partir de um pendrive e carregue no bolso seus aplicativosDecida se você deve ou não abrir seu PC para limpá-loFique ligado no que as crianças fazem ao usar a internetWindows 7: Sete atalhos para facilitar o uso do sistema operacionalFerramenta gratuita ajuda monitorar a infraestrutura de TI da empresa
Reportagem feita a partir de dúvida de leitor; saiba mais

Instalar o sistema operacional em um pendrive e a partir dele iniciar seu computador é um recurso muito útil, principalmente para administradores de rede que, vez ou outra, precisam fazer um backup de emergência, ou para usuários preocupados com a possibilidade de perda de dados.


A idéia é muito parecida com o que é oferecido por algumas distribuições Linux, que já vem no formato de pendrive ou em Live CDs. Mas vamos mostrar como utilizar dessa forma o Windows XP (para o Linux as instruções são as mesmas) e o Windows Vista. Além de alguns aplicativos que também podem ser levados no bolso.


Pré-requisitos
Antes de começar é importante saber o que será preciso para iniciar o processo. Além do pendrive, que deve ter no mínimo 2 gigabytes (GB) de capacidade e estar completamente vazio (para quem for instalar o Vista, recomenda-se no mínimo 4GB de espaço no dispositivo flash), o disco de instalação original do sistema operacional a ser utilizado e baixar alguns softwares para ajudar na tarefa.


Outro detalhe importante é verificar na BIOS do seu computador (ao ligar a máquina, pressione Del ou F2 para acessar a configuração do PC) se existe a opção de boot através do dispositivo USB. Se não houver, então sua máquina não suportará esse tipo de tarefa.


Windows XP
Para começar, baixe o freeware Bart PE Builder, que é um dos responsáveis pelo processo de criação dos arquivos bootáveis. Para facilitar, durante a instalação, observe a opção de gerar de um ícone do programa no desktop. Dê duplo clique para rodar o programa.


Certifique-se de que o disco do Windows XP esteja no drive óptico. Na tela do Bart PE Builder, indique o caminho do drive onde está o sistema operacional no campo Source: (path to Windows installation files). Exemplo: D:.


Marque a opção Create ISO Image e coloque, logo abaixo, o caminho e o nome para salvar o arquivo gerado. Clique no botão Build para começar o processo. Isso pode demorar alguns minutos.


O arquivo ISO gerado contém os componentes mínimos necessários do Windows XP, algumas ferramentas de reparo e fica em torno de 150 megabytes (MB).




As imagens ISO são usadas para gravar CDs ou DVDs. Para gravar os arquivos no pendrive e, para que este desempenhe a função de boot, você terá de baixar outro programa, o FlashBoot.


Após baixar e instalar o software, dê duplo clique no ícone correspondente para rodar o FlashBoot. Na tela inicial, clique em Next. O próximo passo é escolher o tipo de disco a ser criado. Use a primeira opção, Convert BartPE Bootable Disk to Flash Disk. Clique no botão Next novamente.


Nesse momento, você terá de indicar a localização do arquivo ISO que foi criado no primeiro passo. Clique em Browse para esta operação.


Ao localizar o arquivo, conecte o pendrive em alguma porta USB do computador. Feito isso, clique em Next e escolha a unidade (Drive Letter) correspondente ao dispositivo USB e marque a opção Make Bootable USB Flash Disk Which is Physically Present on This PC. Pressione Next.


Escolha a opção de particionamento USB-HDD e clique em Finish. Aí é só esperar que a cópia seja feita e que não ocorra nenhum erro de gravação.




Ao iniciar o sistema usando o pendrive, aparecerá a mensagem “Starting BartPE”. O processo é lento e é preciso ter paciência.


Após carregá-lo, uma versão enxuta do Windows XP estará disponível para uso. Se o computador estiver conectado a uma rede, basta configurar o TCP/IP. O menu Go, que aparece no canto inferior esquerdo, é semelhante ao menu Iniciar do Windows e oferece o caminho para todos os utilitários instalados.


Windows Vista
Usar o pendrive para dar boot com o Vista é mais simples e rápido que com o XP. Para começar abra o prompt de comando do sistema, na função executar localizada no menu Iniciar. Digite cmd e dê Enter.




Isso abrirá a janela de comando, onde você deverá digitar: diskpart. Dê Enter. A seguir, digite o comando list disk. Este comando lhe informará os discos presentes no sistema. Através desta informação, identifica-se o disco alvo (pendrive) para o particionamento/formatação.



Atenção: cuidado para não particionar/formatar o disco errado. Na janela pode-se ver o resultado do comando e em destaque o pendrive de 1GB (usado no exemplo), identificado pelo DiskPart como sendo o "Disk 3".




Em seguida, aplique o seguinte comando: select disk 3 (nesse caso é o "disk 3", mas use o número relativo a seu dispositivo flash, como exemplificado no procedimento anterior). Após isso, aplique os comandos a seguir, na ordem que estão. E dê Enter após digitar cada um deles:


• clean
• create partition primary
• select partition 1
• active
• format fs=fat32
• assign
• exit


Como resultado deste procedimento, seu pendrive está pronto para receber os arquivos do Vista, provenientes do DVD de instalação. Habilite a visualização de arquivos do sistema no Windows Explorer (tecle Windows + E) e copie todo o conteúdo do DVD para dentro do dispositivo flash, mantendo a estrutura original de arquivos.


Na imagem a seguir estão todos os arquivos que devem ser copiados. Verifique se todos foram passados para o pendrive. Após realizar esse processo, seu dispositivo USB estará pronto para iniciar com o Windows Vista.




Aplicativos no pen drive
A lista dos aplicativos portáteis é longa. Clientes de e-mail, browsers, pacotes de escritório, mensageiros, dicionários, editores de imagens, agenda, utilitários multimídia e assim por diante. Quase tudo que você usa no seu computador de casa, hoje, pode ser usado em forma portátil, sem necessidade de instalar nada, independentemente do computador que você use. Você roda o software a partir do próprio pen drive, que também contém seus documentos e arquivos.


Um dos mais conhecidos é o Portable Apps, que reúne os principais programas de código aberto, em formato portátil para acesso a partir de dispositivos flash.


Entre os principais aplicativos da suíte, estão o navegador Firefox, o antivírus ClaimWin, o Gaim (mensageiro que conecta a servidor do MSN, Yahoo, AOL, etc.), Open Office completo (textos, planilha, cálculo, apresentações), Thunderbird como cliente de e-mail e o calendário Sunbird, além do joguinho Sudoku.




O download tem apenas 90MB e, para usar todos os aplicativos, é preciso um pendrive de no mínimo 512MB. Mas se você quer apenas um aplicativo office e que seja compatível com o Microsoft Office, então o OpenOffice é ideal.


Já para quem quer um leitor PDF, recomendamos o Sumatra. Para atividades multimídia, o editor de áudio Audacity também tem sua versão portátil, assim como o editor de imagens Gimp (ambos com versões para Mac e PC). Na wikipedia existe uma imensa lista com todos os aplicativos portáteis disponíveis.



Tela do GIMP



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